Bananal é habilitada

Em evento realizado na sede do Conselho Estadual de Meio Ambiente – CONSEMA


Na terça-feira, 24 de outubro, na sede do Conselho Estadual de Meio Ambiente – CONSEMA, foi concedida a habilitação para a categoria de “Alto Impacto” ao município de Bananal, por meio do Consórcio Público Agência Ambiental do Vale do Paraíba, em conformidade com a Deliberação CONSEMA 01 de 2018.

Em pouco mais de um ano desde sua criação, essa nova habilitação do município consorciado de Bananal representa um marco significativo. A Agência Ambiental agora é responsável por mais de 10% dos municípios licenciadores no Estado de São Paulo, englobando 49% daqueles que realizam a tipologia de alto impacto.

Essa conquista notável em um período tão curto de existência não teria sido possível sem o apoio e dedicação de nossa equipe técnica e de nossos diretores, Leonardo Luquini e Jaqueline Bueno Ignácio, bem como dos Conselheiros do Conselho Fiscal e Controle Social. Não podemos deixar de parabenizar todos os Prefeitos Consorciados e, em especial, nosso Presidente, Anderson Farias, Prefeito de São José dos Campos. Queremos também expressar nossa gratidão ao nosso presidente fundador, Felício Ramuth, que atualmente ocupa o cargo de vice-governador do Estado de São Paulo. Por fim, agradecemos à Dra. Andréa Struchel e ao Secretário de Sustentabilidade de São José dos Campos, Marcelo Manara, pelo apoio técnico e dedicação na criação desta Agência ambiental. Neste momento, estamos empenhados na habilitação de mais três municípios: Roseira, Santa Branca e Arapeí. A existência da Agência Ambiental não apenas agiliza o processo de licenciamento, atendendo a todas as exigências legais com rigor, mas também desempenha um papel fundamental ao possibilitar que municípios de pequeno e médio porte se tornem licenciadores ambientais de maneira economicamente viável. Isso não seria possível sem o Consórcio Público Agência Ambiental do Vale do Paraíba, que atualmente conta com número de licenciamento totais no sistema de 266, também processos aprovados 126, processos em análise 55 e processos indeferidos 23.

Foto: Claudio Scalli Secretário Executivo – Anselmo Guimarães de Oliveira Secretário Executivo COSEMA – Willian Landim da Silva Prefeito do Município de Bananal

Sobre Agência Ambiental do Vale do Paraíba Agência Ambiental do Vale do Paraíba

Verificar também

Encontro Produtivo Fortalece Parcerias para o Desenvolvimento Sustentável no Vale do Paraíba

Deputada Marina Helou e Secretário Executivo Cláudio Scalli discutem iniciativas de licenciamento ambiental e projetos …