Cláudio Scalli participa de Seminário “Boas práticas em governança pública”

Palestra na cidade do Rio de janeiro. Apresentando o consórcio público Agência ambiental do Vale do Paraíba. Destacando a importância do licenciamento ambiental para o controle do clima.


O licenciamento ambiental é uma ferramenta fundamental para garantir que empreendimentos e atividades que possam causar impactos ao meio ambiente sejam realizadas de forma sustentável e responsável. Com o aumento da preocupação com as mudanças climáticas, torna-se ainda mais crucial que esse processo seja conduzido de maneira rápida, segura e com respaldo jurídico.

A urgência em se obter um licenciamento ambiental rápido e eficiente está diretamente ligada à necessidade de controlar os impactos ambientais que possam acarretar em alterações climáticas. A emissão de gases de efeito estufa, a poluição da água e do ar e a degradação do solo são exemplos de impactos que podem ser minimizados ou evitados por meio de um licenciamento ambiental criterioso e bem elaborado.

Além disso, é importante destacar que um licenciamento ambiental rápido e seguro traz benefícios tanto para o meio ambiente quanto para o empreendedor. Ao garantir que as atividades sejam realizadas de forma responsável, evitando impactos negativos, as empresas se tornam mais competitivas e podem conquistar a confiança dos consumidores que buscam por produtos e serviços sustentáveis.

Porém, é preciso ressaltar que a agilidade no processo de licenciamento não pode comprometer a segurança técnica e jurídica do empreendimento. É importante que o licenciamento seja conduzido por profissionais capacitados e experientes, que possam avaliar de forma minuciosa os impactos que a atividade pode causar ao meio ambiente e à saúde pública.

Nesse sentido, nessa semana, o Secretário Executivo do Consórcio Público Agência Ambiental do Vale do Paraíba, Claudio Scalli, apresentou a iniciativa pioneira de licenciamento ambiental municipal através de consórcio e pode contextualizar a atuação da Agência Ambiental do Vale com boas práticas em governança pública e com o combate ao agravamento das mudanças climáticas.

Cláudio Scalli, apresenta Consórcio em Seminário no Rio de Janeiro.

Seminário ocorreu nesta quarta-feira, 12/04/2023.

Sobre Agência Ambiental do Vale do Paraíba Agência Ambiental do Vale do Paraíba

Verificar também

Encontro Produtivo Fortalece Parcerias para o Desenvolvimento Sustentável no Vale do Paraíba

Deputada Marina Helou e Secretário Executivo Cláudio Scalli discutem iniciativas de licenciamento ambiental e projetos …