Marcelo Manara: Integração de Políticas para um Futuro Hídrico Sustentável

Presidente do CEIVAP e CONFICS compartilha visão abrangente durante o XXV ENCOB, abordando desafios e soluções na gestão de recursos hídricos e sua relação com questões ambientais e sociais.

Marcelo Manara, uma figura de destaque na gestão hídrica e atual presidente do CEIVAP e CONFICS (Conselho Fiscal e Controle Social) do Consórcio Público Agência Ambiental do Vale do Paraíba, foi uma presença influente no XXV ENCOB, sediado em Natal, Rio Grande do Norte. Sua participação como palestrante trouxe uma perspectiva única sobre as Interfaces entre a Política Nacional de Recursos Hídricos e outras políticas públicas, evidenciando sua visão abrangente e compromisso com a sustentabilidade.

Durante o encontro, Manara mergulhou em temas vitais. Ao explorar a relação entre Água e Meio Ambiente, ele ressaltou a importância intrínseca de preservar ecossistemas aquáticos saudáveis para a saúde do planeta como um todo. Sua análise da Mudança do Clima destacou sua preocupação em enfrentar desafios climáticos e adotar abordagens adaptativas.

Água e Saneamento foram abordados com vigor, demonstrando o engajamento de Manara na garantia de acesso à água potável e serviços de saneamento adequados para todos. A discussão sobre Regulação dos Serviços Hídricos revelou sua compreensão da importância da governança eficiente para a distribuição equitativa e uso responsável da água.

Sua competência na Operação de Sistemas Hídricos ficou evidente, já que ele compartilhou entendimentos sobre a otimização de recursos e a gestão eficaz de sistemas complexos. Além disso, Manara realçou a Prevenção de Eventos Críticos, ressaltando sua dedicação em reduzir riscos de eventos como secas e inundações.

A participação de Manara no ENCOB não apenas enriqueceu o evento, mas também reafirmou seu compromisso com a promoção de políticas públicas interconectadas para um futuro hídrico sustentável. Sua liderança e conhecimento técnico continuam a inspirar, evidenciando a importância de indivíduos capacitados na defesa dos recursos hídricos e do meio ambiente.

Evento em Andradina, SP, promove esclarecimentos sobre Licenciamento Ambiental Municipal em parceria entre CETESB e CIENSP

CIENSP, evento reúne lideranças em prol da gestão ambiental e sustentabilidade na região.