Prefeitura de Guaratinguetá celebra em parceria com São José dos Campos assinatura de protocolo de intenções

Prefeitura de Guaratinguetá celebra em parceria com São José dos Campos assinatura de protocolo de intenções para adesão ao consórcio público: Agência Ambiental do Vale do Paraíba


Nesta terça-feira (02) o prefeito Marcus Soliva assinou, em parceria com Anderson Farias prefeito de São José dos Campos, o primeiro consórcio intermunicipal do estado de São Paulo para participação da Agência Ambiental do Vale do Paraíba que visa controlar e acompanhar de forma preventiva as atividades que utilizam recursos naturais e que possam prejudicar o meio ambiente. Estiveram também no encontro o Senhor Cláudio, da Agência Ambiental e o presidente da Saeg, Miguel Sampaio.

O Consórcio Agência Ambiental do Vale do Paraíba é uma iniciativa intermunicipal e já conta com a participação de outros seis municípios da região: São José dos Campos, Tremembé, Santo Antônio do Pinhal, Paraibuna, Jambeiro e Monteiro Lobato, o consórcio busca desenvolver uma gestão ambiental estratégica e qualitativa para a região, agregando análises técnicas comuns e adotando medidas preventivas para a proteção e preservação do meio ambiente.Entre as atribuições está a análise das solicitações de autorização de corte de árvores isoladas, supressão de fragmentos de vegetação e intervenção em Área de Preservação Permanente (APP).

A criação deste consórcio público é uma iniciativa importante para a otimização das questões ambientais nos municípios da região do Vale do Paraíba. A Agência Ambiental do Vale do Paraíba contribuirá para o fortalecimento da gestão ambiental nos municípios, garantindo a proteção e preservação dos recursos naturais e do meio ambiente. Além disso, a iniciativa pode servir como um exemplo para outras regiões do estado e do país, incentivando a criação de mais consórcios intermunicipais voltados para a gestão ambiental.

Guaratinguetá e São José dos Campos unidos em prol da preservação ambiental e avançando rumo a um futuro mais sustentável!

Fonte: Prefeitura Municipal de Guaratinguetá

Sobre Agência Ambiental do Vale do Paraíba Agência Ambiental do Vale do Paraíba

Verificar também

Encontro Produtivo Fortalece Parcerias para o Desenvolvimento Sustentável no Vale do Paraíba

Deputada Marina Helou e Secretário Executivo Cláudio Scalli discutem iniciativas de licenciamento ambiental e projetos …